Questão
Universidade Federal de Tocantins - UFT
2014
Fase Única
੦ Literatura
੦ Literatura
Literatura brasileira
Modernismo de 1945
Prosa
Intimismo
Clarice Lispector
Felicidade clandestina
Leia-fragmento-texto250bfaf050d
Leia o fragmento de texto, retirado do conto Felicidade clandestina, de Clarice Lispector para responder a

(...) Como contar o que se seguiu? Eu estava estonteada, e assim recebi o livro na mão. Acho que eu não disse nada. Peguei o livro. Não, não saí pulando como sempre. Saí andando bem devagar. Sei que segurava o livro grosso com as duas mãos, comprimindo-o contra o peito. Quanto tempo levei até chegar em casa, também pouco importa. Meu peito estava quente, meu coração pensativo.

Chegando em casa, não comecei a ler. Fingia que não o tinha, só para depois ter o susto de o ter. Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. Criava as mais falsas dificuldades para aquela coisa clandestina que era a felicidade. A felicidade sempre iria ser clandestina para mim. Parece que eu já pressentia. Como demorei! Eu vivia no ar... Havia orgulho e pudor em mim. Eu era uma rainha delicada.

Às vezes sentava-me na rede, balançando-me com o livro aberto no colo, sem tocá-lo, em êxtase puríssimo.

Não era mais uma menina com um livro: era uma mulher com o seu amante.

LISPECTOR, Clarice. Felicidade clandestina. In: Felicidade Clandestina. Rio de janeiro: Rocco, 1998. p.11-12 (Fragmento)

O fragmento acima, retirado do conto Felicidade clandestina, é o desdobramento de uma situação anterior vivenciada pela menina. Considerando a ação que antecede esse fragmento, é CORRETO afirmar.
A
A sua amiga de escola, filha de uma dona de livraria, presenteia-lhe com o livro Narizinho arrebitado, de Monteiro Lobato.
B
A mãe de sua colega de escola, sabendo que ela gosta de ler, mas que não pode comprar livros, empresta-lhe Fábulas de narizinho, de Monteiro Lobato.
C
A mãe de uma de suas colegas de escola, ao perceber que sua filha não gosta de ler, presenteia-lhe com O noivado de Narizinho, de Monteiro Lobato.
D
A mãe de sua colega de escola, ao descobrir que a filha mente sobre lhe emprestar o livro, oferece-lhe, por tempo indeterminado, As reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato.
E
A sua colega de escola, sabendo de sua paixão pelos livros, empresta-lhe, de bom grado e por tempo indeterminado, o livro Sítio do pica-pau amarelo, de Monteiro Lobato.