Questão
Provão Paulista
2023
Fase Única
Leia-o-texto-a-seguir18349edf9ec

Leia o texto a seguir, transcrição de um anúncio comercial publicado na Gazeta de Campinas, em 23 de junho de 1870.

Hotel Universal em Campinas

Rua do Commercio número 43

Este estabelecimento acha-se hoje montado com todo necessario. Os senhores viajantes ahi encontrarão sempre bons commodos, salão e quartos mobiliados. Um excellente cosinheiro e muito bons empregados servirão com a maior promptidão e aceio. Tem constantemente um completo sortimento de bebidas e refrescos e um sortimento de doces de todas as qualidades. Aprompta qualquer petisco sem demora. Recebe pensionistas internos e externos e manda comida para fóra por muito diminutos preços. Garante bem servir os freguezes para o que não poupa nem trabalho nem despeza. Tem cocheira para animaes onde são tratados perfeitamente com abundancia de capim e milho, e mandando-se laval-os e escoval-os. Estão a chegar ao mesmo hotel bons bilhares, jogos de bagatella, xadrez, damas, dominó, etc.

(Adaptado de: Guedes, Marymarcia & Berlinck, Rosane (orgs). (2000) E os preços eram commodos… Anúncios de jornais brasileiros – século XIX. São Paulo: Humanitas – FFLCH/USP. p. 280)

A partir da análise desse anúncio, é correto afirmar que

A

a pronúncia das palavras “excelente” e “cômodos” era diferente da pronúncia atual, por isso eram escritas com consoantes dobradas (“excellente” e “commodos”).

B

seu autor tinha baixo nível de escolarização, o que o levou a escrever várias palavras em desacordo com a norma ortográfica, como “animaes”, “ahi” e “promptidão”.

C

a palavra “aceio”, escrita atualmente com “ss”, sugere que houve uma mudança na forma de representar os fonemas representados pela letra “c”.

D

a ocorrência de palavras como “cosinheiro” e “freguezes” indica que as letras “s” e “z” eram usadas para representar um mesmo fonema, tal como no sistema ortográfico atual.

E

a ocorrência de “laval-os” e “escoval-os” mostra que os verbos eram conjugados de forma diferente, com o sufixo número-pessoal “os” sendo flexionado fora da raiz verbal.