Questão
Universidade Federal de Uberlândia - UFU
2009
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-poema-Rondo238bdff2e5
A
Esmeralda é uma criação do poeta, independentemente do nome dessa personagem coincidir com o de outra personagem literária, estabelecendo uma possível referência intertextual. No poema de Bandeira, Esmeralda é uma entidade poética, podendo ser inclusive o incorpóreo, “eterno feminino”.
B
Há no poema uma queixa relativa à politicagem nacional; discute-se, ainda, se a poesia estava no fim, considerando o caráter pragmático da vida moderna. Essa temática revela como Bandeira, já naquela época, tratava em sua produção poética de questões atuais.
C
O poema é definido pelo poeta como um ‘rondó’, embora esteja mais próximo de um ‘rondel’. Ambas são formas fixas medievais de origem francesa, de construção métrica rigorosa, que são valorizadas pelo movimento modernista, cujo programa previa a restauração de uma poética clássica.
D
O poema apresenta ao leitor as reflexões de Bandeira durante um banquete no Jóquei Clube. Os homens, autoridades e intelectuais, comparados a cavalões, estão comendo grotescamente. Parecem uns animais, insensíveis ao amor, à beleza da tarde e desligados da real situação do mundo.