Questão
Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR
2023
Fase Única
Leia-poema-para131da3f7cdd
Leia o poema abaixo para responder a questão, que diz respeito ao poema "A Lagartixa", presente na obra Lira dos Vintes Anos, de Álvares de Azevedo. 

A Lagartixa
A lagartixa ao sol ardente vive
E fazendo verão o corpo espicha:
O clarão de teus olhos me dá vida,
Tu és o sol e eu sou a lagartixa.
Amo-te como o vinho e como o
sono,
Tu és meu copo e amoroso leito...
Mas teu néctar de amor jamais se
esgota,
Travesseiro não há como teu peito.

Posso agora viver: para coroas
Não preciso no prado colher flores,
Engrinaldo melhor a minha fronte
Nas rosas mais gentis de teus amores.
Vale todo um harém a minha bela,
Em fazer-me ditoso ela capricha...
Vivo ao sol de seus olhos namorados,
Como ao sol de verão a lagartixa.

AZEVEDO, Álvares. Lira dos vinte anos. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

Assinale a alternativa que melhor interpreta o poema:
A
Neste poema, o eu poético faz uso de uma linguagem lírica na qual estão presentes metáforas, humor e idealização do ser amado, ao contrário de outros poemas da mesma obra, em que a morte, a ironia e a frustração são recorrentes.
B
Ao comparar a amada com o sol, o leito e o travesseiro, nota-se a objetificação da mulher, de modo a torná-la depreciativa, pois nesta fase o poeta não aceita as perdas que marcaram sua trajetória de vida.
C
Este poema expressa a fase romântica, quando o amor é representado na literatura, sobretudo na poesia, a partir de imagens similares à realidade, pois a crítica à realidade social se transforma em matéria-prima para a composição de poemas. 
D
O quinto verso do poema faz uso da ironia ao comparar o amor pela amada ao vinho e ao sono, acentuando o desdém pela mulher em uma fase na qual o autor tem fixação pela ideia de morte, ou seja, pelo ―mal do século‖ em nossa literatura.
E
As metáforas da lagartixa e do sol tornam este poema mais expressivo, pois, assim como as demais obras do mesmo autor, o amor é sinônimo de banalização e de descrença, pois as relações afetivas da época eram impossíveis.