Questão
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
2024
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-poema-seguir-para8105d3b7e4
Leia o poema a seguir para responder à questão.

Peso na cabeça

Na estação
A mulher carrega uma sacola
Equilibrada na cabeça
(Se tivesse ido ao poço
Estaria carregando uma bilha,
Uma lata d’água;
Se tivesse ido ao campo
Estaria carregando uma cesta
Cheia de cajus maduros;
Se tivesse ido ao córrego 
Estaria carregando uma trouxa de roupa
Lavada na pedra)

Mulher 
Carrega o peso do mundo
Na cabeça

(NAVEIRA, Raquel. Peso na cabeça. In: Fiandeira. Campo Grande, MS: Life Editora, 2023, p.38)


Assinale a alternativa que analisa corretamente o efeito do(s) recurso(s) expressivo(s) na produção de sentidos no poema.
A
A repetição da palavra “mulher”, no singular (2º e antepenúltimo versos), e o uso da hipérbole (dois últimos versos) produzem a representação de uma figura feminina universal e atemporal, caracterizada pelo poder de lutar.
B
O uso da anáfora concorre, em associação com a variação dos espaços e objetos no final dos versos e o verbo de movimento, para a representação do caráter habitual e múltiplo das atividades femininas e do dinamismo da mulher.
C
A expressão “peso na cabeça” foi empregada pela poeta em seu sentido denotativo, remetendo, assim, a práticas típicas de mulheres da zona rural e de séculos passados.
D
Nas duas ocorrências da forma verbal “carrega” (2º e penúltimo versos), o presente expressa o “agora”, imitando um flash ou instante fotográfico. 
E
O uso dos parênteses e de verbos no subjuntivo ou no futuro do pretérito conotam a limitação do espaço de circulação da mulher no passado.