Questão
Simulado UNESP
2021
Fase Única
Leia-poema185929cf843
Leia o poema “O sobrevivente”, extraído do livro Alguma poesia, de Carlos Drummond de Andrade, publicado em 1930.

O sobrevivente

Impossível compor um poema a essa altura da evolução [da humanidade.
Impossível escrever um poema —uma linha que seja —[de verdadeira poesia.
O último trovador morreu em 1914.
Tinha um nome de que ninguém se lembra mais.

Há máquinas terrivelmente complicadas para as [necessidades mais simples.
Se quer fumar um charuto aperte um botão. Paletós [abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem-fio.
Não precisa estômago para digestão.

Um sábio declarou a O Jornal que ainda 
falta muito para atingirmos um nível razoável 
de cultura. Mas até lá, felizmente,
estarei morto.

Os homens não melhoraram
e matam-se como percevejos.
Os percevejos heroicos renascem.
Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo [dilúvio.

(Desconfio que escrevi um poema.)

(Poesia 1930-1962, 2012.)

“Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade.” O eu lírico de Carlos Drummond de Andrade está se referindo a um momento de profundo trauma social ligado à produção de arte, o que também pode ser verificado no trecho:
A
“A humanidade sobreviveu. Contudo, o grande edifício da civilização do século XX desmoronou nas chamas da guerra mundial, quando suas colunas ruíram. Não há como compreender o Breve Século XX sem ela. Ele foi marcado pela guerra. Viveu e pensou em termos de guerra mundial, mesmo quando os canhões se calavam e as bombas não explodiam. Sua história e, mais especificamente, a história de sua era inicial de colapso e catástrofe devem começar com a da guerra mundial de 31 anos.” (Eric Hobsbawn –A era dos extremos).
B
“Verdadeira novidade não é a necessidade de agir em condições de incerteza parcial ou mesmo total, mas a pressão contínua para desmantelar as defesas trabalhosamente construídas —para abolir as instituições que visam a limitar o grau de incerteza e a extensão dos danos que a incerteza desenfreada causou e para evitar ou sufocar esforços de construção de novas medidas coletivas destinadas a manter a incerteza dentro de limites. (Zygmunt Bauman –A procura da política).
C
“Culpados são unicamente os que, desprovidos de consciência, voltaram contra aquele seu ódio e sua fúria agressiva. E necessário contrapor-se a uma tal ausência de consciência, é preciso evitar que as pessoas golpeiem para os lados sem refletir a respeito de si próprias. A educação tem sentido unicamente como educação dirigida a uma auto-reflexão crítica.” (Theodor Adorno –Educação após Auschwitz).
D
“Duas grandes mudanças demográficas também marcaram o ciclo do café. A primeira foi a transferência maciça de escravos da região Nordeste para o Sul e o Sudeste do país. Essa migração forçada, que se verá com mais detalhes no capítulo sobre os abolicionistas, começou por volta de 1850, após a aprovação da chamada Lei Eusébio de Queiroz, que proibiu definitivamente o tráfico de escravos da África para o Brasil.”(Laurentino Gomes –1889).
E
“Todo povo tem na sua evolução, vista à distância, um certo ‘sentido’. Este se percebe não nos por menores de sua história, mas no conjunto dos fatos e acontecimentos essenciais que a constituem num largo período de tempo.” (Caio Prado Júnior–Formação do Brasil contemporâneo).