Questão
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR
2019
Fase Única
Leia-seguir-MURRAY12171d5c605
Leia a seguir.



MURRAY, PATRICK R.; ROSENTHAL, KEN S.; PFALLER, MICHAEL A. Microbiologia Médica, 7ª edição - Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

Miíase é o termo aplicado à doença produzida por larvas de moscas que vivem em tecidos humanos.

A miíase obrigatória é causada por moscas que necessitam de um hospedeiro para o desenvolvimento larvário. Um exemplo é a mosca – berneira Dermatobia hominis, que faz a sua ovipostura em um outro inseto (inseto forético, prefe-rencialmente hematófago), que transporta os ovos, permitindo a saída das larvas quando estão sobre a pele de animais de sangue quente (exemplo: mamíferos). A remoção da larva baseia-se em impedir a respiração da larva e fazer a retirada cirúrgica.

Disponível em: http://www.ufrgs.br/para-site/siteantigo/Imagensatlas/Athropoda/Dermatobia%20hominis.htm Acesso em: 22/01/19

Essa doença é causada por animais
A
que realizam a postura de muitos ovos, originados da fecundação externa de espécies monoicas com metamorfose parcial (hemimetábolos).
B
que provocam lesões que atingem a derme, um tecido conjuntivo avascularizado, portanto desprovido de vasos sanguíneos.
C
que se encontram na fase larval, provenientes de moscas de várias espécies, uma vez que a miíase ocorrerá inde-pendente da espécie de mosca que realizou a postura.
D
pertencentes ao grupo dos mosquitos e pernilongos, os quais são insetos dípteros e obrigatoriamente hematófagos parasitas.
E
do grupo dos insetos, cujos indivíduos adultos apresentam seis patas, um par de antenas, um par de asas membra-nosas e cujo estágio larval se nutre de tecidos humanos.