Leia o texto.
O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de minérios. Segundo dados do último anuário do Instituto Brasileiro de Mineração – IBRAM, no ano de 2017, o Brasil exportou um volume de 403 milhões de toneladas de bens minerais, gerando divisas de quase 30 bilhões de dólares.
Ainda segundo o mesmo documento, os principais produtos exportados são ferronióbio, ouro, cobre, bauxita, manganês e ferro, mineral este explorado na mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG). Porém, a elevada produção tem um custo. Vimos um reflexo desse custo em novembro de 2015, com o rompimento da barragem de rejeitos do Fundão, no distrito de Bento Rodrigues, Município de Mariana (MG). Recentemente, no dia 25 de janeiro de 2019, presenciamos o rompimento de mais uma barragem, novamente em Minas Gerais, na cidade de Brumadinho, com quase 13 milhões de metros cúbicos de rejeitos despejados ao longo do vale do rio Parauapebas. A falta de responsabilidade, mais uma vez, foi de uma das maiores empresas de mineração do mundo.
Texto retirado de: <https://www.unicesumar.edu.br/blog/o-caso-do-acidente-de-brumadinho-e-o-planejamento-ambiental/>Acesso em: 22/04/2019.
Sobre os ocorridos em Mariana e Brumadinho, assinale a alternativa correta.