Leia o texto abaixo:
Décio Pignatari (1960)
torre de babel
TORRE DE BABEL
TORRE DE BELÉM
TURRIS EBÚRNEA
TOUR EIFFEL
TOUR DE FORCE
TOWER OF LONDON
TOUR DE NESLE
TORRE DI PISA
TORRE A ESMO
Em “torre de babel”, Pignatari constrói uma torre de torres conhecidas na tradição arquitetônica ou religiosa, com direito a alguns ruídos bem-humorados (tour de force; torre a esmo: torresmo?). Na base da torre, o caos babeliano (Carlos Machado).
A poesia “torre de babel”de Décio Pignatari revela alguns monumentos importantes da história da arquitetura. São edificações que definem pontos de interesse, como pontos focais, que enriquecem a paisagem urbana. São símbolos de convergência, elementos de força de atração visual, de valor estético marcado pela verticalidade,e que se apresentam normalmente de forma isolada na malha urbana.
Faça uma composição artística geométrica, abstrata ou figurativa, em técnica livre, usando apenas formas quadradas, retangulares e triangulares, de medidas iguais ou diferentes. Vocêpode optar por usar apenas um, dois ou os três tipos de forma na composição.
O tema deve relacionar a poesia, ou apenas parte dela, com o conceito de semelhança e contraste na paisagem urbana. Semelhança e contraste são modalidades básicas de composição de elementos visuais. São polaridades que se complementam em uma composição. Através da semelhança, também entendida como harmonia ou nivelamento, prevalece a unidade visual e o equilíbrio. Através do contraste, ou do aguçamento, se articulam tensões espaciais. O contraste é uma contraforça à tendência do equilíbrio, que estimula, atrai a atenção e aguça o significado por meio de algum elemento visual, como a forma, a escala, a cor oua luz.