Inquilino indesejável: conheça os perigos do mofo para a saúde
“O mofo é um fungo (mais comumente o Aspergillus fumigatus). Quando se reproduz, forma colônias, e são elas que dão aquele aspecto escuro, acinzentado ou esverdeado às paredes e aos objetos e, enquanto faz isso, solta esporos, que ficam em suspensão no ar e acabam sendo inalados pelas pessoas”, explica Ricardo Amorim Correa, pneumologista e professor associado da Faculdade de Medicina da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O sistema que mais sofre com a sua presença é o respiratório. Segundo o médico, apesar de ele possuir defesas e de elas filtrarem grande parte do que chega ao nariz ou à boca, alguns microrganismos conseguem passar e, uma vez dentro do corpo, são capazes de causar uma série de reações (tosse, mal-estar, espirros, entupimento nasal, cansaço, coriza e dificuldade para respirar) e doenças, como alergias, micose broncopulmonar alérgica e infecções.
Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2021/01/18/inquilino-indesejavel-conheca-os-perigos-do-mofo-para-a-saude.htm. [Adaptado].
Sobre fungos e micoses, é correto afirmar que:
01. nos basidiomicetos, durante a reprodução sexuada, ocorre em primeiro lugar a cariogamia (a junção dos citoplasmas) e depois a plasmogamia (a junção do material genético).
02. existem fungos que conseguem capturar pequenos organismos com o auxílio de hifas modificadas.
04. o mofo nas residências é principalmente causado por fungos representantes do grupo dos zigomicetos.
08. alguns fungos evoluíram em conjunto com algas ou cianobactérias, desenvolvendo uma relação mutualística que beneficia ambas as espécies, o que forma os líquens.
16. nas hifas, a passagem livre de citoplasma e de organelas entre células acontece somente nos fungos com hifas septadas, já que estas não apresentam divisões entre as células.