Leia o texto e analise a imagem a seguir.

Libertadores da América na Espanha é traição a heróis da independência?
Quando foi fundada, a Copa Libertadores da América ganhou esse nome em homenagem à memória dos líderes políticos que lutaram pela independência do continente ante o domínio das metrópoles europeias. A história da fundação do principal torneio interclubes americano soa como mito, mas ajuda a ilustrar o simbolismo da escolha. Conta-se que em 1959, quando delegados da Conmebol foram batizar a competição criada um ano antes, o representante da federação argentina propôs que ele se chamasse “Copa San Martín”. O delegado venezuelano teria então rebatido: “Que seja Copa Bolívar”, em referência ao libertador de seu país. Já o chileno quis homenagear Bernardo O’Higgins, ao passo que o peruano propôs a “Copa Tupac Amaru”. Até que alguém levantou a ideia salomônica∗ : “Por que não Copa Libertadores da América?”. O nome teria sido aceito pela maioria. Sessenta anos depois, no próximo dia 9 de dezembro, devido aos incidentes que levaram ao adiamento da partida em Buenos Aires, a final do torneio entre River Plate e Boca Juniors será jogada em Madri, cidade sede da coroa espanhola. A decisão da Libertadores acontecerá no Santiago Bernabéu, estádio que pertence ao Real Madrid, clube mais representativo da monarquia no país. O ineditismo da decisão da Conmebol levanta um debate curioso. Heróis nacionais como Simon Bolívar, José de San Martín, Antonio Sucre e Tupac Amaru passaram a vida e às vezes morreram lutando contra a coroa espanhola. A final do torneio que os homenageia acontecer na Espanha representa uma traição simbólica à memória e ao legado dos próceres∗ da independência do continente?
(Adaptado de: WILKSON, A.; OLIVEIRA, L. Libertadores da América na Espanha é traição a heróis da independência? 30 nov. 2018.
Disponível em: <www.uol.com.br/esporte>. Acesso em: 30 set. 2023.)
∗GLOSSÁRIO:
Salomônica: A palavra deriva da divisão proposta pelo rei Salomão na história bíblica; neste caso, solução alternativa para a questão apresentada.
Próceres: Lideranças que comandavam grandes movimentos; indivíduos importantes e influentes.

Com base no texto, na imagem e nos conhecimentos sobre os processos de independência nas Américas espanhola e portuguesa, responda aos itens a seguir.
a) Por que a realização da partida final do torneio sul-americano em Madri seria uma traição à memória dos “Libertadores da América”?
b) Considerando o Brasil e seus vizinhos hispano-americanos logo após constituírem-se como Estados independentes no início do séc. XIX, comente quais foram as principais diferenças entre a organização política do Brasil e a dos demais países da região naquele contexto.