Questão
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
2019
Fase Única
Leia-texto-com-atenca155aefd8052
Leia o texto abaixo com atenção e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.

O desembaraço dos militares descontentes com a abertura e envolvidos com a prática da repressão era um problema e tanto para as Forças Armadas, e um desastre para um governo que dependia da coesão dos quartéis se quisesse controlar o ritmo das mudanças. Para piorar a situação, quando esses militares decidiram abrir guerra contra o processo de abertura, eles tinham nas mãos uma arma poderosa: a máquina de repressão. (...) Geisel era capaz de justificar de público a funcionalidade da tortura - “Acho que a tortura em certos casos torna-se necessária para obter confissões”, declarou, num depoimento histórico, aos pesquisadores do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), mas não admitia os desafios à sua autoridade presidencial.

Schwarcz, lillia Moritz e Starling, Heloisa Murgel – Brasil: uma biografia – 1ª ed. – São Paulo: Companhia das Letras, 2015 - p.480
A
O texto reproduz o chamado “período de chumbo” da ditadura militar no Brasil, claramente especificado na fala de Geisel quanto à tortura.
B
O período retratado é o da ditadura militar, que ocorreu no Brasil entre os anos de 1964 e 1985, e se caracterizou por uma relação de repressão violenta às oposições, desde o princípio até o fim, sem acordos ou anistias. 
C
Trata-se do momento em que o regime militar vinha cedendo, lentamente, a uma intensa pressão popular por abertura, porém, setores da burocracia da repressão, como os DOI-CODI, negavam-se a aceitar esse abrandamento. 
D
O período em questão retrata o momento de abertura política, organizada por Geisel e Figueiredo, no final da década de 1970 e início da de 1980. Tal processo de abertura foi consenso entre os militares e as organizações dos movimentos sociais, resultando na Anistia Ampla, Geral e Irrestrita.