Leia o texto e observe o mapa abaixo.

A noção de placas tectônicas foi desenvolvida na década de 1960 para explicar as localizações dos vulcões e outros eventos geológicos de grande escala. De acordo com a teoria, a superfície da Terra é composta de enormes placas rígidas, com espessura média de 80km, que flutuam devagar por cima do manto, uma região com magma, movendo-se entre um e dez centímetros por ano. O fundo do oceano está sendo constantemente modificado, com a criação de novas crostas feitas da lava expelida das profundezas da Terra e que se solidifica no contato com a água fria. Assim, as placas tectônicas se movem, gerando intensa atividade geológica em suas extremidades.
Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/05/110511_galeria_mergulhador_placas_cc.shtml>. Acesso em: 10 set. 2012. Adaptado.
Placas tectônicas

Fonte: Disponível em: <http://www.apolo11.com/mapas.php?mapa=placas_tectonicas_2>. Acesso em: 10 set. 2012.
Com base nas informações acima, complete.
a) O movimento das placas tectônicas provoca intensa atividade geológica em seus limites, originando os...
O chefe do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB), George Sand França, destaca que os países do oeste da América Latina estão mais propensos a terremotos. “A América Latina, principalmente a parte oeste, sempre foi vulnerável a terremoto”, disse França.
Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0.,MUL1508839-5602,00.html>. Acesso em: 12 set. 2012. Adaptado.
b) Com base nas informações acima, cite um país do oeste da América Latina propenso a terremoto.
O sismólogo João Carlos Dourado, do campus de Rio Claro da Universidade Estadual Paulista (Unesp), afirma que um grande terremoto, como o que atingiu o Chile em 2010, não vai atingir o Brasil.
Fonte: Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1508839-5602,00.html>. Acesso em: 12 set. 2012. Adaptado.
Com base nas informações acima, responda:
c) Por que a localização do Brasil explica a não ocorrência de um grande terremoto em seu território?