Questão
Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL
2013
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-para1027b3c6634
Leia o texto para responder a questão.

Poluição Atmosférica. “A poluição atmosférica caracteriza-se basicamente pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar. [...] As principais causas desse fenômeno são a eliminação de resíduos por certos tipos de indústrias (siderúrgicas, petroquímicas, de cimento, etc.) e a queima de carvão e petróleo em usinas, automóveis e nos sistemas de aquecimento. [...] O ar poluído penetra nos pulmões, ocasionando o aparecimento de várias doenças, em especial do sistema respiratório, como a bronquite crônica, a asma e até o câncer de pulmão” (Adaptado. Vesentini, J.W. Sociedade e Espaço).

Neste contexto, o agravo dessas doenças ocorre quando:
A
as estações de outono e inverno favorecem a ocorrência de inversão térmica, que se caracteriza pela diminuição da temperatura do ar próximo ao solo e pelo seu aquecimento nas camadas superiores, impedindo a formação de correntes convectivas do ar.
B
na primavera e no verão, a temperatura próxima ao solo aumenta e o ar aquece. Na camada ionosférica, o ar fica mais quente, favorecendo a formação de correntes convectivas do ar. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica. 
C
os encontros entre as massas marítimas e as massas continentais dão origem às frentes de baixa pressão. Esse fenômeno é conhecido como ilhas de calor.
D
a concentração de poluentes secundários na estratosfera, como os ácidos sulfúrico e nítrico, solúveis em água, a torna mais ácida, provocando impactos ambientais. Esse fenômeno é conhecido como inversão térmica. 
E
a concentração de poluentes atmosféricos – como dióxido de carbono, metano, óxido nitroso e clorofluorcarbonetos – contribui para uma mudança de baixa densidade para alta densidade do ar na atmosfera. Esse fenômeno é conhecido como ilhas de calor.