Questão
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo - FATEC
2023
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-para22039d26e2f
Leia o texto para responder à questão.

Os povos africanos que foram trazidos pro Brasil trouxeram consigo suas tecnologias. E isso tá marcado já nas chegadas dos primeiros, lá no século XVI: eram povos que vinham de sociedades que já desenvolviam a pecuária, por exemplo, ou então sistemas agrícolas complexos. Nos engenhos, muitos africanos chegavam e já eram colocados como mestres-de-açúcar, que era a principal função na parte do beneficiamento do açúcar.

No ciclo do ouro, os exploradores eram basicamente catadores, encontrando aqui e ali as pepitas. Mas uma ferramenta trazida pelos africanos mudou esse jogo: a bateia, que servia pra tirar o ouro vindo no curso da água. Porque era uma atividade que eles já desempenhavam no continente africano, e que acabaram trazendo pra cá.

Tem um alemão, o Barão de Eschwege, ele fundou a primeira siderúrgica do Brasil, em 1812. E quem trabalhava, claro, eram os escravizados. E o Barão se apropriou de um instrumento trazido por esses africanos: o cadinho, que é um tipo de recipiente com formato de pote que é usado pra fundir metais. O alemão fez lá uma pequena adaptação no cadinho e isso potencializou a capacidade de produção dos fornos. Foi uma revolução tecnológica na época. Hoje, tem um monte de livro e de faculdade de Engenharia que homenageia o Barão. Dos africanos que ensinaram isso a ele, não se sabe nem o nome.

Projeto Querino, Transcrição do episódio 05: Os Piores Patrões. 

<https://tinyurl.com/yacpau7w> Acesso em: 28.10.2022. Adaptado.

Segundo o texto, é correto afirmar que
A
as etnias africanas aprimoraram, no Brasil, as técnicas rudimentares de produção agrícola por entrarem em contato com novas tecnologias.
B
os africanos trouxeram, para além das contribuições linguísticas e religiosas, técnicas de produção importantes para o desenvolvimento econômico nacional.
C
a técnica da bateia, desenvolvida no Brasil por africanos, foi responsável por uma revolução na forma de exploração das minas de pedras preciosas.
D
houve, durante o século XIX, a incorporação do instrumento alemão de fundição, chamado cadinho, às siderúrgicas nacionais, possível apenas pelo uso da mão de obra escravizada.
E
havia, na produção da cana-de-açúcar, um plano de carreira seguido pelos trabalhadores de origem africana: começavam no corte do produto e seguiam até à função de mestre-de-açúcar.