Leia o texto para responder à questão
Andy Warhol é um dos principais nomes da pop Art. Surgida nos anos 1950, na Inglaterra, o movimento teve seu ápice na década de 1960, quando chegou aos EUA. A pop Art se caracteriza pela apropriação de imagens do universo de consumo (embalagens de produtos) e da cultura de massa (televisão, cinema, revistas de celebridades, quadrinhos, propaganda) como tema de suas obras e, ao mesmo tempo, faz uma crítica a essa indústria que, na visão dos artistas, exercia uma poderosa influência na vida cotidiana das pessoas.
Desenhista talentoso, reconhecido nos anuários de publicidade, Warhol tornou-se um dos mais célebres artistas comerciais na sua época. No final da década de 1950, realiza uma exposição emblemática na Ferus Gallery em Los Angeles, na qual está presente a notória obra com latas de sopas Campbell. Ele também passa a utilizar a serigrafia e outros métodos de reprodução mecânica para fazer suas obras, diminuindo a distância entre a fotografia e a pintura. Assim como a pop Art faz desaparecer a distinção entre arte “erudita” e “comercial”, Warhol parte da publicidade para as artes.
“Por um lado, Andy Warhol trazia para suas obras as estrelas de Hollywood, políticos e esportistas que eram representantes do glamour e do poder americano, ou mesmo os ícones do consumo, da industrialização, da superioridade tecnológica e triunfante dos EUA nas décadas de 1960 e 1970”, aponta a professora e pesquisadora Elaine Caramelo. “Mas, ao mesmo tempo, ele demonstrava claramente que não acreditava no sonho americano”.
(Enio Rodrigo Barbosa. “Andy Warhol: um ícone do século XX”. Revista Ciência e Cultura, vol. 62, no 2, 2010. Adaptado.)
Identifica-se ideia de comparação no trecho: