Questão
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-pressoes261eee5e436
Leia o texto abaixo.


As pressões por parte da ONU provocaram o crescente isolamento do regime do Apartheid e, nos anos 1980, o país caiu em gradativo descrédito, perdendo investimentos externos e sendo boicotado por outras nações. Nos primeiros anos da década de 1990, com a libertação de Mandela e a abertura gradativa do regime, o Partido Nacional perdeu a posição de supremacia no governo. Mandela foi eleito presidente em 1994, junto com o ex-presidente branco Frederik de Klerk, decretando o fim dos bantustões e da segregação legal, e conduzindo o país a uma reorganização interna, num governo de conciliação nacional.

MACEDO, J. R. História da África. São Paulo: Contexto, 2023. p. 171.

O texto do historiador José Rivair Macedo relata o fim do Apartheid na África do Sul a partir da eleição de Nelson Mandela, evento que em 2024 completou 30 anos.

Considere as afirmações abaixo, acerca do contexto histórico do Apartheid e das lutas contrárias a esse regime.

I - A África do Sul, desde o final da década de 1940, passou a viver em um regime imposto por uma elite minoritária branca, conhecido como Apartheid que se fundamentava na segregação racial.

II - Nelson Mandela começou sua atuação política contra o Apartheid na década de 1980, como líder da Organização Sul- Africana de Estudantes (SASO), razão pela qual foi preso em 1984 e libertado no início dos anos 1990, após forte pressão internacional.

III - Um dos episódios mais importantes de resistência ao Apartheid ocorreu em Soweto, um subúrbio da cidade de Johanesburgo, com o protagonismo de Steve Biko, líder do movimento Consciência Negra.

Quais estão corretas?

A
Apenas I.
B
Apenas II.
C
Apenas I e III.
D
Apenas II e III.
E
I, II e III.