Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2020
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-responda183a28753cf
Leia o texto abaixo e responda o que se pede.

Incerteza do Brexit ameaça provocar fuga de empresas do Reino Unido

19 de fevereiro de 2019

“O anúncio de que a Honda fechará sua fábrica em Swindon, no sul da Inglaterra, onde trabalham cerca de 3.500 pessoas, agravou o temor que a incerteza provocada pela saída do Reino Unido da União Europeia desencadeie uma fuga de empresas no país. Além da Honda e outras gigantes do setor automativo, a Sony anunciou a transferência de sua sede europeia para Amsterdã na Holanda, e a Airbus alertou que pode deixar o Reino Unido em caso de um Brexit não negociado com a União Europeia. Muitas empresas com base no Reino Unido têm redes de fabricação internacional, nas quais alguns componentes cruzam o Canal da Mancha em ambas as direções antes de serem montados no produto final, motivo pelo qual mudanças nos trâmites alfandegários resultantes da saída do país da União Europeia podem afetar suas operações”.

Fonte: adaptado de http://exame.abril.com.br. Acesso em 19/08/2019.

Com relação à questão da fuga de multinacionais do Reino Unido face o Brexit, a alternativa CORRETA é:
A
Com a saída do Reino Unido da União Europeia, o país deixa de fazer parte de um espaço regional transnacional sem barreiras aos fluxos de mercadorias, o que pode impactar tanto as importações quanto as exportações das empresas multinacionais.
B
Especialistas consideram a fuga das multinacionais no Reino Unido é um fenômeno temporário face ao temor do Brexit, pois a estabilidade econômica, a moeda forte e a oferta de força de trabalho qualificada no país são fatores suficientes para manter essas empresas em seu território.
C
A saída do Reino Unido da União Europeia reduziria, mediante políticas restritivas, o fluxo de trabalhadores imigrantes que são empregados como mão de obra barata pelas multinacionais, forçando o retorno de unidades de produção para os seus países de origem.
D
O principal motivo pelo qual as multinacionais sediadas no Reino Unido temem o Brexit é que a proposta apresentada pelo governo britânico foi construída sem a participação da representação dessas empresas, o que desencadeou a ativação de planos de transferência para outros países.
E
As pequenas e médias empresas de base nacional no Reino Unido se preocupam com a perda de mercados com a fuga das multinacionais em razão do temor com o Brexit, uma vez que as atividades exercidas por essas firmas são de apoio ou complementares àquelas realizadas pelas empresas estrangeiras.