Leia o texto a seguir.
Em 1896, Becquerel observou que o sulfato duplo de potássio e uranila, K₂(UO₃)(SO₄), conseguia impressionar chapas fotográficas envoltas em papel preto. Sem dúvida, alguma emissão desconhecida estava saindo daquele sulfato, atravessando o papel e chegando até a chapa fotográfica. Essas emissões foram chamadas inicialmente de Raios de Becquerel e, posteriormente, de emissões radioativas ou radioatividade. Mais tarde, o casal Marie e Pierre Curie verificou que todos os sais de urânio apresentavam a propriedade de impressionar chapas fotográficas: concluiu-se então que o responsável pelas emissões era o próprio urânio. Extraindo e purificando o urânio do minério pechblenda, U₃O₈, proveniente da Tchecoslováquia, o casal Curie verificou que as impurezas eram mais radioativas que
o próprio urânio; dessas impurezas, eles separaram, em 1898, um novo elemento químico, o polônio, 400 vezes mais radioativo que o urânio. Novas separações e purificações, feitas por Marie Curie, levaram à descoberta do elemento químico rádio, 900 vezes mais radioativo que o urânio. Sua forte radioatividade faz com que o metal rádio apresente uma temperatura ligeiramente superior à do meio ambiente e uma luminosidade azulada quando no escuro.
(SANTOS, W. L. P.; MÓL, G. S. (Orgs.) Química e Sociedade. São Paulo: Nova Geração, volume único, 2005. p.705.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre radioatividade, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) O ₉₀Th²³¹ pode ser obtido a partir da emissão de partículas α pelo ₉₂U²³⁵.
( ) A emissão de uma partícula β pelo ₈₈Ra²²⁸ produz 87Th²²⁸.
( ) ₉₁Pa²³⁴ e ₉₂U²³⁴ constituem uma mistura isotópica.
( ) A equação ₉₀Th²³º + 3 ₂α⁹⁴ → ₉₂Th²³⁴ representa o decaimento radioativo do Th²³º.
( ) O tempo de meia vida do isótopo do U²³⁸ é 4,5×10⁹ anos, isso significa que é nesse tempo que sua massa será reduzida à metade.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.