Questão
Universidade de Pernambuco - UPE
2013
Fase Única
Leia-texto-seguir-200415988bc72b9
Leia o texto a seguir:

Em 2004, nos Estados Unidos, foi feito o primeiro relato de cura da raiva em paciente que não recebeu vacina (Protocolo de Milwaukee). Em 2008, no Brasil, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz da Universidade de Pernambuco, em Recife‐PE, um tratamento semelhante (Protocolo Recife) foi aplicado em um jovem de 15 anos de idade, mordido por um morcego hematófago, tendo como resultados a eliminação do agente causador e a recuperação clínica. A primeira cura de raiva humana no Brasil bem como o sucesso terapêutico da paciente dos Estados Unidos abriram novas perspectivas para o tratamento dessa doença, considerada até e ntão letal.

Disponível em: http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v18n4/v18n4a08.pdf

Apesar das novas perspectivas, a raiva humana é uma doença evitável, embora, em 2013, novos casos tenham surgido no Brasil. Todos foram registrados no Nordeste, no primeiro semestre, sendo dois casos no Maranhão e um no Piauí. Todos resultaram em óbito.

Disponível em: http://www.diariodepernambuco.com.br/2013/02; http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/2013/04/; http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/brasil_raiva_humana_uf_1990_2013_8_5_13.pdf

Em relação a essa zoonose, assinale a alternativa CORRETA.
A
A raiva é causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central e transmitida por mamíferos, como cachorro, morcego, raposa e macaco, com letalidade de aproximadamente 100%, se não tratada.
B
A raiva é causada por uma bactéria que se alastra pelo sistema nervoso periférico humano e se multiplica nas glândulas sebáceas, sendo o agente causador eliminado dali.
C
A raiva pode ser evitada se o paciente lavar bem o ferimento logo após a mordida, mesmo que não receba posteriormente a vacina e/ou o soro antirrábico.
D
O contágio da raiva se dá pela saliva do animal que está com a infecção bacteriana, principalmente pela mordida, embora possa ocorrer por arranhadura ou lambedura.
E
Os sintomas da raiva começam de forma branda, com dores de cabeça, salivação excessiva, mudanças de comportamento, convulsões e se agravam até resultar em morte, caso não sejam administrados os antibióticos adequados.