Leia o texto a seguir:
Com a grande propriedade monocultural instala-se no Brasil o trabalho escravo. Não só Portugal não contava com população suficiente para abastecer sua colônia de mão de obra, como também o português, como qualquer outro colono europeu, não emigra para os trópicos, em princípio, para se engajar como simples trabalhador assalariado do campo. A escravidão tornou-se uma necessidade: o problema e a solução foram idênticos em todas as colônias tropicais e mesmo subtropicais da América. Se os problemas fossem diversos, as soluções nem sempre levariam à escravidão.
Utilizaram-se a princípio os autóctones. Lá onde a sua densidade é grande e onde estavam habituados a um trabalho estável e sedentário, como no México e no altiplano andino, o escravo ou semiescravo indígena formou o grosso da mão de obra. No Brasil ele é mais escasso e, sobretudo, despreparado para o sistema de trabalho organizado que exige a agricultura colonial. Empregou-se na falta de melhor opção, particularmente naquelas regiões cujo nível econômico não comportava o preço elevado do escravo africano. Este o substituirá sempre que possível, e nós o encontramos em todas as grandes lavouras e na mineração. No fim da era colonial, cerca de um terço da população era composta de escravos negros.
Do livro Formação do Brasil contemporâneo, de Caio Prado Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 2011, p. 126-127. Texto adaptado.
Leia as seguintes afirmativas sobre o texto:
I. O sujeito da oração que constitui o primeiro período do segundo parágrafo é “os autóctones”.
II. O trecho “e nós o encontramos” (em destaque) admite o emprego da ênclise, caso em que ficaria assim: “e encontramo-lo”.
III. Na primeira oração do texto, o agente da passiva é “grande propriedade monocultural”.
IV. O período que começa com “Empregou-se na falta de melhor” (segundo parágrafo) possui duas orações: a principal e uma subordinada adverbial explicativa.
V. No último período do primeiro parágrafo (“Se os problemas...”), a circunstância expressa pela oração subordinada adverbial é de condição.
Assinale a alternativa correta: