Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2024
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir-Marx369e325d1d5
Leia o texto a seguir.

Marx viveu no século XIX, uma época de intensas transformações na Europa, com a eclosão e a expansão de diversas revoluções burguesas. Ele acompanhou pessoalmente essas revoluções, contribuindo sociologicamente para a sua compreensão. Ao mesmo tempo, ele considerava a situação da classe trabalhadora como injusta e que era necessário modificá-la radicalmente. Assim, a partir de sua análise sobre a sociedade capitalista de sua época, Marx propõe que a classe explorada, ou a grande maioria dos indivíduos, que eram trabalhadores assalariados que não possuíam os meios de produção (fábricas, terras etc.), se organizasse em associações, sindicatos e partidos políticos. Primeiramente, o objetivo seria a formação política e tomada da sua consciência de classe, enquanto classe trabalhadora; depois, em uma etapa posterior da sua organização, para transformarem a sua realidade de exploração e construírem uma nova sociedade, sem a participação dos proprietários privados dos meios de produção (ou seja, industriais, comerciantes, banqueiros), mas cuja riqueza fosse apropriada coletivamente por todos os trabalhadores.

(OLIVEIRA, L. F.; COSTA, R. C. R. Sociologia para jovens do Século XXI: manual do professor. Rio de Janeiro: Imperial Novo Milênio, 2016. p.25.)

Sobre o pensamento social de Karl Marx (1818-1883), relacione o conceito , na coluna da esquerda, com a sua definição, na coluna da direita.

(I) Estado.

(II) Salário.

(III) Mais-valia.

(IV) Ditadura do Proletariado.

(V) Luta de Classes.

(A) Força motriz que leva a transformações sociais e pode, eventualmente, levar à derrubada do sistema capitalista.

(B) Fase de transição política que se seguiria à revolução proletária, na qual a classe trabalhadora toma o controle do Estado para garantir a transição do sistema capitalista para o comunismo. Seriam abolidas as classes sociais e as desigualdades do sistema capitalista.

(C) Parte do valor criado pelo trabalhador através de seu trabalho. É resultado da venda de sua força de trabalho ao proprietário dos meios de produção.

(D) Parcela da riqueza criada pelo trabalho dos trabalhadores que é apropriada pelos proprietários dos meios de produção, ou seja, pelos capitalistas. É obtido pela diferença entre o valor total produzido pelos trabalhadores e o valor pago a eles como salários.

(E) Ferramenta de dominação da classe dominante sobre a classe trabalhadora e uma expressão dos interesses econômicos e políticos da classe dominante.

Assinale a alternativa que contém a associação correta.
A
I-A, II-C, III-B, IV-E, V-D.
B
I-A, II-E, III-D, IV-B, V-C.
C
I-B, II-D, III-C, IV-E, V-A.
D
I-E, II-C, III-D, IV-B, V-A.
E
I-E, II-D, III-B, IV-A, V-C.