Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2024
Fase Única
Leia-texto-seguir-Meu1247393502b
Leia o texto a seguir: 


Meu xará, carioca da Tijuca, foi ao Pará surfar a pororoca, em um rio infestado de piranhas e jacarés. Nas margens, viu jaguares, quatis e capivaras. No céu, sobrevoavam araras, tucanos e urubus. Enquanto estava lá, bebeu suco de caju e de maracujá. Comeu pipoca, mandioca, carne de tatu e de paca. Visitou uma taba amazônica e foi cutucado por um curumim curioso. Dormiu em uma oca cheia de cupim e ficou com o corpo coberto de perebas. Foi atendido por um pajé. Depois de algum tempo, quando já estava na pindaíba, voltou para casa. 

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2014-12/tupi-deu-importantes-contribuicoes-ao-portugues. Acesso em 13 jun. 2023 



Considerando os violentos processos de extermínio e de aculturação dos tupi no Brasil, no contexto do colonialismo a partir do século XV, o texto mostra que

A
a impossibilidade de a narrativa apresentada se efetivar é indicativo de que os processos de extermínio e aculturação dos tupi foram bem-sucedidos em suas missões. 
B
a permanência de contribuições dos tupi na língua portuguesa evidencia um processo de resistência ao extermínio e uma aculturação que não foi plenamente efetivada. 
C
a tentativa de aculturação dos tupi esbarrou no encantamento dos colonizadores com as línguas faladas no território colonizado, o que refletiu no enfraquecimento dos processos de extermínio.
D
a questão cultural dos tupi não foi objeto dos processos de extermínio por parte do colonialismo europeu, que se preocupou apenas em modificar estruturas políticas e econômicas em seus processos de aculturação. 
E
a presença das palavras dos tupi no vocabulário atual demonstra que os processos de extermínio e aculturação por parte dos colonizadores ocorreu de forma a preservar a língua, que era o mais importante para esse povo.