Leia o texto a seguir para responder a questão:
A história vista de baixo
Durante as duas últimas décadas, vários historiadores, trabalhando numa ampla variedade de períodos, países e
tipos de história, se conscientizaram do potencial de fontes alternativas, como a correspondência do soldado William Wheeler com sua esposa, para explorar novas perspectivas do passado. Os historiadores se sentiram atraídos pela ideia de explorar a história do ponto de vista do soldado raso, e não do grande comandante.
Tradicionalmente, a história tem sido encarada, desde os tempos clássicos, como um relato dos feitos dos grandes. O interesse na história social e econômica mais ampla se desenvolveu no século XIX, mas o principal tema da história continuou sendo a revelação das opiniões políticas da elite. Havia, é claro, vários indivíduos que se sentiam infelizes com essa situação. Já em 1936, Bertold Brecht, em seu poema Perguntas de um operário que lê, apresentou aquela que provavelmente ainda é a afirmação mais direta da necessidade de uma perspectiva alternativa ao que poderia ser chamado de “história da elite”.
Contudo, talvez seja justo dizer que uma declaração séria da possibilidade de transformar essa necessidade em ação só surgiu em 1966, quando Edward Thompson publicou um artigo sobre “The history from below” [A história vista de baixo], em The Times Literary Supplement. Daí em diante, o conceito da história vista de baixo entrou na linguagem comum dos historiadores. Em 1985 foi publicado um volume de ensaios intitulado History from below, enquanto em 1989, uma nova edição de um livro referente à historiografia das Guerras Civis Inglesas e às suas consequências denominou um capítulo sobre a obra recente dos radicais do período de History from below.
Assim, durante mais ou menos os últimos vinte anos, foi encontrado um rótulo para a perspectiva do passado oferecida pelos estudos das cartas de William Wheeler: história vista de baixo.
SHARPE, Jim. A história vista de baixo. In: BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 2011. p. 40- 41. (Adaptado)
O segmento intercalado “como a correspondência do soldado William Wheeler com sua esposa” exerce a função argumentativa de