Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2022
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir14877b0954c
Leia o texto a seguir.

Percebe-se facilmente de onde nasce o amor à liberdade dos povos; a experiência nos mostra que as cidades crescem em poder e em riqueza enquanto são livres. [...] Compreende-se a razão disto: não é o interesse particular que faz a grandeza dos Estados, mas o interesse coletivo. E é evidente que o interesse comum só é respeitado nas repúblicas: tudo o que pode trazer vantagem geral é nelas conseguido sem obstáculos. Se uma certa medida prejudica um ou outro indivíduo, são tantos os que ela favorece, que se chega sempre a fazê-la prevalecer, a despeito das resistências, devido ao pequeno número de pessoas prejudicadas. 

(MAQUIAVEL, Nicolau. Comentário sobre a primeira década de Tito Lívio. 3. ed. Trad. Sérgio Bath. Brasília: UnB, 1994. p. 197-198.)

Nessa obra, Maquiavel faz um estudo do governo republicano. Com base no texto e nos conhecimentos sobre Maquiavel, assinale a alternativa correta.
A
A forma de governo em uma república é desvantajosa para os cidadãos, porque as leis não salvaguardam direitos e deveres coletivos.
B
Em uma concepção republicana de Estado, a política se pauta pela autoridade, como pensavam gregos e medievais, definindo as virtudes do bom governante.
C
Maquiavel explicita ideias democráticas ao mostrar que o republicanismo faz os interesses particulares do governante prevalecerem sobre os coletivos.
D
Maquiavel elabora uma teoria republicana na qual o príncipe, e sua ação, deve se valer de força (virtù) e agir, observando a ocasião oportuna (fortuna)
E
Um Estado republicano é uma forma de governo em que mecanismos de participação garantiriam à população a defesa de seus direitos e interesses.