Questão
Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir160d596a382
Leia o texto a seguir.

O projeto Genoma Humano – PGH – foi um ambicioso projeto que teve início no ano de 1990, com o objetivo claro de sequenciar todo o genoma humano. O grupo PGH representou uma iniciativa do setor público, liderada pelo governo americano, que mais tarde passou a ter a concorrência de um grupo pertencente à iniciativa privada, liderado pelo cientista Venter. Não só preocupados em definir as sequências gênicas do genoma humano, as pesquisas tiveram ambições importantes como mapear genes associados a doenças, permitir o desenvolvimento da farmacogenômica e proporcionar diagnósticos mais rápidos e de forma mais clara para diversas doenças genéticas, entre tantas outras aplicações. Um dado que chamou atenção foi termos um número de genes bem menor do que o esperado, para nossa complexidade genética.

Qual afirmativa melhor explica o fato de termos bilhões de sequências de nucleotídeos, porém, com um número de genes pouco maior que de animais inferiores que também tiveram seus genomas sequenciados?
A
O genoma humano apresenta genes com sequências nucleotídicas de exons muito maiores que aquelas vistas em animais inferiores, justificando assim seu genoma ser bem maior.
B
Apresentamos em nosso genoma muitas e longas sequências intergênicas e sequências intrônicas, proporcionando, dessa forma, um número bem mais expressivo de nucleotídeos quando comparado ao de animais inferiores.
C
O genoma humano apresenta, para a maior parte de suas informações genotípicas, dois ou mais genes, enquanto os animais inferiores apresentam apenas um gene para cada característica genética; logo, é razoável supor que tenhamos uma sequência nucleotídica muito maior.
D
Apresentamos um material genético diplóide, enquanto animais inferiores são hoplóides; logo, o número de sequências nucleotídicas deve ser bem maior.