Questão
Universidade de Pernambuco - UPE
2019
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir165c70944e5
Leia o texto a seguir:

A abertura da Copa do Mundo de 2014, no Estádio Itaquerão (SP), foi palco de um chute histórico: um cidadão brasileiro paraplégico, por meio de um exoesqueleto controlado diretamente pela mente, desferiu o chute inicial da Copa. Em 2016, o Projeto Andar de Novo, coordenado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, publicou, na revista Scientific Reports, a descoberta de que o grupo de pacientes que continuou a treinar com sistemas controlados pela atividade cerebral, incluindo o exoesqueleto (ver figuras), foi capaz de readquirir a habilidade de mover voluntariamente alguns músculos das pernas e experimentar sensações de tato, dor, propriocepção e vibração emanadas dos membros paralisados. A divulgação desse estudo clínico repercutiu em todo o mundo, de maneira extremamente positiva, instaurando um novo conceito da palavra reabilitação.


Figura 1 – Exoesqueleto (divulgação: Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa).


Figura 2 – Após o chute (divulgação: Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa)

(Adaptado. Fonte: finep.gov.br/a-finep-externo/aqui-tem-finep/projeto-andar-de-novo)

De acordo com o texto, é CORRETO afirmar que
A
o movimento foi recuperado, porque a estimulação possibilitou o surgimento de novas sinapses e a síntese de acetilcolina, que é necessária para a ativação dos interneurônios e dos neurônios motores da raiz dorsal da medula até a placa motora, a fim de ocorrer a contração da musculatura esquelética dos membros.
B
com a ajuda do exoesqueleto, foi possível ao paciente com lesão medular a reativação da conexão de eferências do córtex cerebral para a medula, estimulando os neurônios motores dos nervos mistos que controlam o movimento voluntário dos membros inferiores.
C
as sensações de tato e dor das terminações nervosas livres foram percebidas, porque neurônios eferentes levaram a informação dos receptores periféricos para a região sensorial do córtex cerebral, via nervos sensitivos presentes na medula espinhal.
D
graças à recuperação da função de mecanorreceptores presentes nos músculos, tendões e articulações, foi possível os pacientes adquirirem as sensações de propriocepção, que os ajudaram a coordenar os movimentos e a manter a postura corporal.
E
o exoesqueleto estimulou o cérebro e a musculatura dos membros na fase inicial dos testes, utilizando a atividade elétrica. Com o passar do tempo, os pacientes começaram a realizar movimentos sem a ajuda do exoesqueleto, demonstrando que o movimento passou a ser voluntário com a retirada do equipamento.