Leia o texto a seguir:
“Os termos ‘colônia de exploração’ e ‘colônia de povoamento’ ainda são amplamente utilizados. Nessa perspectiva, as chamadas colônias de exploração são o resultado do esforço econômico coordenado pelos novos Estados modernos, as colônias se constituem em instrumento de poder das respectivas metrópoles. (...) É nesse contexto, e só neste contexto, que se torna possível compreender o modo como se organizam nas colônias as atividades produzidas e as suas implicações sobre os demais setores da vida social”.
Fernando Novais, citado por BICALHO, M. F. Dos ‘Estados nacionais’ ao ‘sentido da colonização’: história moderna e historiografia do Brasil colonial. In: ABREU, M, SOIHET, R., GONTIJO, R. (orgs). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de História. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. p.77-78.
Com base em seus conhecimentos e levando em consideração que a colonização de europeus na América não foi uniforme, responda ao que se pede:
a) Identifique UMA semelhança ECONÔMICA entre o processo de colonização realizado pelos ingleses e pelos espanhóis na América.
b) Identifique UMA característica que evidencie diferenças entre o processo colonizador realizado por ingleses e espanhóis na América.