Ao preferir fomentar a atividade do país e não de outros países, o indivíduo tem em vista sua própria segurança; e orientando sua atividade de tal maneira, visa apenas a seu próprio ganho e, neste caso, é levado como que por mão invisível a promover um objetivo que não fazia parte de suas intenções. Ao perseguir seus próprios interesses, o indivíduo, muitas vezes, promove o interesse da sociedade.
(Adaptado de: SMITH, A. A riqueza das nações: investigação sobre sua natureza e suas causas. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996. p.438.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre Liberalismo, considere as afirmativas a seguir.
I. Embora repensado e ressignificado em diferentes aspectos, o Liberalismo proposto por Smith ofereceu algumas das bases para a estruturação posterior do Neoliberalismo.
II. Utilizando da metáfora da “mão invisível” que regularia o universo econômico, Smith afirma o princípio de não intervenção estatal.
III. No conjunto, os ideais do Liberalismo propostos por Smith constituíam uma defesa do Absolutismo, cujas diretrizes políticas favoreciam sua proposta econômica.
IV. Para Smith, a livre concorrência seria um empecilho ao desenvolvimento do Liberalismo, pois resultaria no desequilíbrio econômico.
Assinale a alternativa correta.