Leia o texto a seguir.
A felicidade e a liberdade começam com a clara compreensão de um princípio: algumas coisas estão sob nosso controle e outras não. Só depois de aceitar essa regra fundamental e aprender a distinguir entre o que podemos e o que não podemos controlar é que a tranquilidade interior e a eficácia tornam-se possíveis. Mantenha sua atenção inteiramente concentrada no que de fato lhe compete e tenha sempre em mente que aquilo que pertence aos outros é problema deles, e não seu. Se agir assim, estará imune a coações e ninguém o poderá reprimir. Será verdadeiramente livre e eficiente em suas ações, pois seus esforços serão canalizados para boas atividades, e não desperdiçados em críticas ou confronto com outras pessoas.
(Adaptado de: EPICTETO. A arte de viver/Epicteto: uma nova interpretação de Sharon Lebell. Tradução de: Maria Luiza Newlands da Silveira. Rio de Janeiro: Sextante, 2018. p.21-23.)
Epicteto (55 d.C. – 135 d.C.), pensador grego, nasceu e viveu parte da sua vida como escravo, tornou-se professor e ficou conhecido na história da filosofia pelas lições de como viver bem e como desenvolver qualidades morais.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre esse filósofo, discorra sobre como o estoicismo de Epicteto fundamenta a vida virtuosamente plena e feliz.