Leia o texto a seguir.
Falar sobre a diversidade cultural não diz respeito apenas ao reconhecimento do outro. Significa pensar a relação entre o eu e o outro. Aí está o encantamento da discussão sobre a diversidade. Ao considerarmos o outro, o diferente, não deixamos de focar a atenção sobre o nosso grupo, a nossa história, o nosso povo. Ou seja, falamos o tempo inteiro em semelhanças e diferenças.
(Adaptado de: GOMES, N. L. Educação e Diversidade Cultural: refletindo sobre as diferentes presenças na escola. 1999, p.2.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre diversidade cultural, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) A discussão a respeito da diversidade cultural precisa incluir e abranger uma discussão política, visto que ela diz respeito às relações estabelecidas entre os grupos humanos e, por isso mesmo, não está fora das relações de poder.
( ) Reconhecer as diferenças implica romper com preconceitos, superar as opiniões formadas sem reflexão, sem o menor contato com a realidade do outro.
( ) Uma sociedade isenta de desigualdades, discriminações, estigmas e preconceitos é aquela na qual se desenvolve um padrão homogêneo de comportamento, de ritmo, de aprendizagem e de experiência.
( ) A prática de constituir os grupos humanos diferentes como o “outro” resulta, geralmente, em relações de dominação e opressão.
( ) A consideração sobre alguém diferente é feita com base em uma comparação com algum tipo de padrão ou de norma vigente no grupo cultural de quem elabora a classificação. Com base neste procedimento, comprova-se a existência de grupos étnico-raciais melhores ou mais desenvolvidos que outros.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.