Leia o texto a seguir:
A análise do espectro de muitas galáxias distantes, conduziu Edwin Hubble a uma importante descoberta: A velocidade de recessão v de uma galáxia é proporcional a sua distância r à Terra. Esta relação linear conhecida como lei de Hubble é escrita como v = rH₀, onde H₀ é a constante de Hublle cujo melhor valor já obtido (utilizando-se o telescópio Hubble) é H₀ = 2,3 × 10⁻¹⁸ s⁻¹.
Esta lei sugere que em algum tempo no passado toda matéria do universo estava concentrada numa pequena região ou mesmo num ponto e que posteriormente uma grande explosão, conhecida como Big Bang, forneceu à matéria luminosa que atualmente observamos, a velocidade de recessão que medimos.
Com base no texto e nos conhecimentos de física básica, considere as seguintes afirmativas.
I. A lei de Hubble não é uma equação linear.
II. A análise dimensional da lei de Hubble afirma que a variável calculada deve ser a aceleração e não velocidade.
III. De acordo com a lei de Hubble, para uma galáxia que se encontra a uma distância r da terra o tempo t necessário para percorrer esta distância a velocidade constante v é t = r / v = 1,4 × 10¹0 anos.
IV. Se considerarmos que após o Big Bang todas velocidades permaneceram constantes podemos estimar que a idade do universo é de aproximadamente 14 bilhões de anos.
V. Se considerarmos que após o Big Bang todas velocidades permaneceram constantes podemos estimar que a idade do universo é de aproximadamente 140 bilhões de anos.
Assinale a alternativa correta.