Leia o texto a seguir.
A mancha da escravidão. Números de envergonhar o Brasil: 5 milhões de escravos africanos trazidos para o Brasil entre 1550 e 1856; 660 mil total estimado de mortos apenas durante a travessia transatlântica; 41% da população do Rio de Janeiro composta por escravos em 1850; 60% dos escravos trazidos a partir de 1841 eram crianças.
(SlaveVoyages.org, Universidade de Harvard, Luiz Felipe de Alencastro. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/11/151120_brasil_escravidao_reparacoes_fd. Acesso em: 19 ago. 2019.)
Sobre a história do escravismo, considere as afirmativas a seguir.
I. A escravidão era norma geral na África muito antes da chegada dos europeus, e atualmente sabe-se que a maior parte dos escravos capturados na África era vendida no mercado interno daquele continente e apenas uma parcela menor era levada ao exterior.
II. A escravidão foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888 pela princesa Isabel, regente do Império em nome de seu pai, o imperador Dom Pedro II. No entanto o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, constituindo a chamada escravidão moderna, que levou o país, o primeiro da América, em 2016, a ser condenado em uma corte internacional por crime contra a humanidade.
III. O preço dos escravos sempre foi elevado quando comparado com os preços das terras, que eram abundantes no Brasil. Durante todo o período colonial brasileiro, nos inventários de pessoas falecidas, o lote (plantel) de escravos, mesmo quando em pequeno número, sempre era avaliado por um valor muito maior que o valor atribuído às terras do fazendeiro.
IV. A escravidão veio para o Brasil através do mercantilismo: os negros africanos vinham substituir os nativos brasileiros na produção canavieira, pois esse tráfico rendia lucro à Coroa Portuguesa, que recebia os impostos dos traficantes. Até 1850, a economia era quase que exclusivamente movida pelo braço escravo.
Assinale a alternativa correta.