Questão
Universidade Federal de Goiás - UFG
2013
1ª Fase
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguir783c26d8ae
Leia o texto a seguir.

Os minerais formadores de rocha não silicáticos, […] apesar de representarem menos de 10% em volume da crosta, têm grande importância científica e econômica. […]

ANDRADE, F. R. D. et al. A Terra sólida: minerais e rochas. In: TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 147. (Adaptado).

Dentre os minerais aludidos no texto, destaca-se um mineral carbonatado, de alto valor econômico, presente nos calcários, que é a.
A
calcita (CaCO₃), mineral constituinte mais comum e de ocorrência em maior quantidade nesse tipo de rocha sedimentar, frequentemente utilizado na produção de cimento.
B
gipsita (CaSO₄.H₂O), mineral constituinte mais comum e de ocorrência em maior quantidade nesse tipo de rocha sedimentar, frequentemente utilizado na fabricação de gesso.
C
magnesita (MgCO₃), mineral constituinte mais comum e de ocorrência em maior quantidade nesse tipo de rocha metamórfica, frequentemente utilizado na fabricação de tijolos.
D
apatita (Ca₅(PO₄)₃(F,Cl,OH), mineral constituinte mais comum e de ocorrência em maior quantidade nesse tipo de rocha ígnea, frequentemente utilizado como fertilizante.
E
fluorita (CaF₂), mineral constituinte mais comum e de ocorrência em maior quantidade nesse tipo de rocha ígnea, frequentemente utilizado como fundente em metalurgia.