Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2024
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-texto-seguirNa979509f621
Leia o texto a seguir

Não estamos habituados a considerar o Estado como um distribuidor de riqueza entre os cidadãos. Pensamos nele mais como um distribuinte de fardos sob a forma de impostos. No entanto, na Grécia, o cidadão considerava-se, tal como foi dito, mais como um acionista do Estado que como um contribuinte, e a propriedade pública, por exemplo, a terra de uma nova colônia, foi frequentemente dividida entre eles, enquanto a assistência pública aos necessitados também era reconhecida.

(ROSS, D. Aristóteles. Lisboa: Dom Quixote, 1987. p.216.)

Sobre o conceito de justiça distributiva em Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A
A democracia grega ateniense distribuía os bens segundo o critério da virtude de sangue, destinando bens exclusivamente aos aristoi (nobres).
B
A justiça restaurativa era utilizada pelos gregos para dirimir conflitos envolvendo sofrimento e agressões, buscando pacificar a desigualdade gerada pelo ato delituoso.
C
A justiça distributiva na Grécia envolvia a distribuição de honras e bens que, conquistados na guerra, eram distribuídos entre os cidadãos.
D
Ao término de uma guerra vitoriosa, os bens eram distribuídos de acordo com o critério utilitarista, buscando-se o maior bem possível para o maior número de cidadãos.
E
O critério utilizado pela pólis para distribuir bens conquistados era o princípio da igualdade, bonificando a todos com a mesma parte das riquezas.