Leia os textos a seguir:
Texto I
Cientistas apontam descoberta de ‘berço da humanidade’ em Botsuana
Os cientistas já estimavam que os primeiros seres humanos anatomicamente modernos surgiram na África cerca de 200 mil anos atrás. Um estudo publicado na revista Nature uniu o estudo de nosso DNA com projeções geográficas para apontar o que seria o “berço da humanidade”: o sul do Rio Zambeze, na Botswana. Nele, os cientistas argumentaram que esse foi o ponto focal da origem dos considerados os “primeiros seres humanos” e que foi a partir dali que as populações migraram para, eventualmente, ocupar todos os continentes da Terra.
Fonte: Adaptado. Disponível em: https://oglobo.globo.com/epoca/cientistas-apontam-descoberta-de-berco-da-humanidade-em-botsuana-1-2404724 . Acesso em: 13 jun. 2023.
Texto II
Berço da civilização
Um berço da civilização é um local onde a civilização teria surgido. O pensamento atual é que não houve um “berço” único, mas várias civilizações que se desenvolveram independentemente, sendo o Crescente Fértil (Egito Antigo, Mesopotâmia), a Índia Antiga e a China Antiga as mais antigas. Os historiadores definiram a civilização através de vários critérios, como o uso da escrita, cidades, classes sociais, agricultura etc. O termo “berço da civilização” tem sido frequentemente aplicado a uma variedade de culturas e áreas e usado para se referir a antecessores da cultura – como a Grécia Antiga como predecessora da civilização ocidental.
Fonte: Adaptado. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ber%C3%A7o_da_civiliza%C3%A7%C3%A3o Acesso em 13 jun .2023.
Relacione e compare os dois textos para responder às questões a seguir.
A) Diferencie a noção de “berço da humanidade” da noção de “berço da civilização”.
B) Explique como a distinção entre as noções de ‘berço da humanidade’ e ‘berço da civilização’ pode servir para criar um imaginário social racista.