Questão
Instituto de Ensino e Pesquisa - INSPER
2019
Fase Única
Leia-tira-texto-para1118ce78bda
Leia a tira e o texto para responder a questão:


A Terra, como um todo, está a ser destruída pelos humanos, que acabarão por ser as principais vítimas do desastre, provocado pelos próprios e pela ganância dos interesses. Porque os grandes Estados e a própria ONU deixaram de se interessar pelo ambiente. Desde a reunião frustrada da Dinamarca. O que é de uma irresponsabilidade inaceitável. Tenho já, nesta mesma coluna, chamado a atenção para esta tão grave — e urgente — questão.

(Mário Soares. “Os seres humanos estão a destruir a Terra”. www.dn.pt, 11.02.2014. Adaptado.)


Analisando a forma como os recursos expressivos são usados para veicular a ideia de destruição da Terra, conclui-se que

A
a tira sugere que outras espécies alienígenas estão destruindo a Terra, o que se comprova com a frase “Então, juntem-se a nós!”, do que decorre o humor nesse gênero; o texto de Mário Soares é subjetivo, como se comprova pelo emprego da primeira pessoa, razão pela qual os argumentos apresentados se mostram frágeis.
B
os dois textos reforçam a preocupação do ser humano com os perigos a que o planeta está atualmente exposto, por ações humanas e naturais, e, ainda que pertençam a diferentes gêneros, tratam o tema com o mesmo humor cáustico, pois consideram inevitável a destruição da raça humana.
C
a tira discute, com a leveza própria do gênero a que pertence, a possibilidade de o ser humano encontrar em seres de outros planetas respostas para seus grandes problemas com o meio ambiente; o texto de Mário Soares, em tom alarmista, analisa o impacto da ação humana, fruto da própria ganância.
D
a tira, dada a intenção de humor própria do gênero, explora o tema pelo viés da ironia, assinalando o descaso humano com o planeta; o texto de Mário Soares também evoca essa desatenção, todavia fundamentando-a com a referência ao posicionamento que países vêm tomando em relação ao assunto.
E
os dois textos exploram de forma pouco precisa o que seria, de fato, a destruição da Terra, pois a tira rechaça, graças ao humor, a ideia de uma invasão ao planeta, enquanto o texto de Mário Soares autoriza afirmar que a reunião da Dinamarca frustrou os interesses de países e organizações