Questão
Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP
2015
Fase Única
Leia-trecho-Meditacoes10662b5714b
Leia o trecho de Meditações cartesianas apresentado a seguir: 
 
“Descartes busca a consistência do fundamento. No início da Primeira Meditação Metafísica ele declara estar, como Arquimedes, à procura de um ponto fixo que lhe permita levantar o mundo. A dúvida é a procura desse ponto fixo. Existe um projeto anterior ao exercício da dúvida, que é o projeto de reconstrução do saber; a dúvida está a serviço desse projeto, e o seu sentido deriva da finalidade que ela deve cumprir”. (SILVA, Franklin Leopoldo e. Descartes: A Metafísica da Modernidade. São Paulo: Editora Moderna, 1993, p. 43) 

Sobre o procedimento da dúvida nas Meditações cartesianas, é CORRETO afirmar que: 
A
O filósofo francês René Descartes, ao colocar em dúvida todo o conhecimento que possuía, acreditou ter encontrado algo sobre o qual não é possível duvidar: Deus. 
B
Descartes utilizou o procedimento da dúvida para justificar o seu ceticismo radical, ou seja, sua concepção de que o homem não pode conhecer a verdade. 
C
Visando a reconstrução do saber humano, Descartes utiliza-se da dúvida para se livrar de todo e qualquer conhecimento falso, porém não consegue se livrar de seu próprio pensamento, daí deduz: “Penso, logo existo”. 
D
René Descartes é comumente considerado o filósofo que inaugura o pensamento moderno por ter colocado em dúvida os fundamentos da religião cristã e por substituí-los por um novo tipo de saber fundamentado no conhecimento empírico.  
E
Em sua obra Discurso do método, René Descartes refletiu sobre a metodologia do conhecimento científico e propôs um conjunto de regras fundamentais para conduzir o pensamento científico. Ao fim da obra, o filósofo francês sintetizou toda a sua reflexão na seguinte sentença: “saber é poder”.