Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2012
Fase Única
Leia-trecho-Revoluca1469d9088c8
Leia o trecho abaixo:

A Revolução Industrial assinala a mais radical transformação da vida humana já registrada em documentos. Durante um breve período ela coincidiu com a História de um único país, a Grã-Bretanha. Assim, toda uma economia mundial foi edificada com base na Grã-Bretanha, ou antes, em torno desse país. [...] Houve um momento na história do mundo em que a Grã-Bretanha podia ser descrita como sua única oficina mecânica, seu único importador e exportador em grande escala, seu único transportador, seu único país imperialista e quase que seu único investidor estrangeiro; e, por esse motivo, sua única potência naval e o único país que possuía uma verdadeira política mundial.

HOBSBAWM, E. J. Da revolução industrial inglesa ao imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1983. p. 9.

Dentre as razões que explicam o pioneirismo britânico no que se refere à sociedade inglesa nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA.
A
A disponibilidade de mão de obra para as indústrias nascentes, em função das transformações decorrentes da revolução agrícola.
B
A abundância de matérias-primas essenciais para a produção de máquinas e geração de energia, como as jazidas de carvão e ferro.
C
A existência de extensas áreas voltadas para o plantio do algodão, cuja produção era suficiente para o abastecimento de toda a indústria têxtil inglesa.
D
O processo de acumulação de capital, ao longo dos séculos XVII e XVIII, por parte de setores da burguesia e da chamada gentry (pequena nobrez
E
, o que possibilitou os necessários investimentos na indústria.