Questão
Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF
2023
Fase Única
Leia-trecho-natureza169f825328b
Leia o trecho abaixo.
“A natureza revolucionária da Revolução Inglesa pode ser demonstrada em parte pelos seus efeitos e, por outro lado, por suas palavras. Não somente conseguiu a execução de um Rei (...), como também aboliu a monarquia; não se limitou a punir a uns tantos nobres e confiscar suas propriedades, mas também aboliu a Câmara dos Lordes; não somente protestou contra os desagradáveis curas de Hobbes, os clérigos e os bispos, mas também bloqueou a Igreja Oficial e se apoderou das propriedades do episcopado; não somente atacou os funcionários pouco populares, mas também aboliu todo sistema de instituições administrativas e legais do governo de suma importância (...). Aqui houve um choque de ideias e ideologias, e o nascimento de conceitos radicais que afetaram a todos os aspectos do comportamento humano e todas as instituições da sociedade, desde a família até a Igreja e o Estado”.
Fonte: STONE, Lawrence. Causas da Revolução Inglesa - 1529 -1642. Bauru: Editora da Universidade do Sagrado Coração – EDUSC, 2000, p.102-103.
Sobre a Revolução Inglesa do século XVII é CORRETO afirmar que:
A
ampliou a autonomia financeira do poder real, permitindo a acumulação de riqueza necessária para a Revolução Industrial.
B
aboliu a propriedade individual, prejudicando os interesses da burguesia mercantil nascente.
C
reafirmou o anglicanismo como religião oficial do Estado inglês, promovendo perseguição aos puritanos.
D
recuperou a vocação rural da Inglaterra, priorizando o trabalho agrícola em detrimento do industrializado.
E
aniquilou o antigo aparelho de Estado, limitando o poder real, submetendo-o ao poder do Parlamento.