Questão
Universidade Federal de Roraima - UFRR
2014
Fase Única
Leia-trecho-obra-and397c3973fde
Leia o trecho da obra "O Mulato" e julgue os itens de I a V.  

“Não! Ela não podia admitir o celibato, principalmente para a mulher!... Para o homem ainda passava... viveria triste, só; mas em todo o caso era um homem... teria outras distrações! Mas uma pobre mulher, que melhor futuro poderia ambicionar que o casamento?... que mais legítimo prazer do que a maternidade; que companhia mais alegre do que a dos filhos, esses diabinhos tão feiticeiros?... Além de que, sempre gostara muito de crianças: muita vez pedira a quem as tinha que lhas mandasse a fazer-lhe companhia, e, enquanto as pilhava em casa, não consentia que mais ninguém se incomodasse com elas; queria ser a própria a dar-lhes a comida, a lavá-las, a vesti-las, e acalentá-las. E estava constantemente a talhar camisinhas e fraldas, a fazer toucas e sapatinhos de lã, e tudo com muita paciência, com muito amor, justamente como, em pequenina, ela fazia com as suas bonecas. Quando alguma de suas amigas se casava, Ana Rosa exigia dela sempre um cravo do ramalhete ou um botão das flores de laranjeira da grinalda; este ou aquele, pregava-os religiosamente no seio com um dos alfinetes dourados da noiva, e quedava-se a fitá-los, cismando, até que dos lábios lhe partia um suspiro longo, muito longo, como o do viajante que em meio do caminho já se sente cansado e ainda não avista o lar.” 

I. As indagações de Ana Rosa são próprias de uma moça romântica, possuidora de habilidades domésticas que a tornavam apta para o casamento. 

II. O advérbio "quando" introduz uma oração subordinada adverbial temporal. 

III. No trecho "este ou aquele, pregava-os religiosamente no seio com um dos alfinetes dourados da noiva…", o pronome "este" tem como referente "um cravo do ramalhete" e "aquele", "um botão das flores de laranjeira". 

IV. A forma verbal "quedava-se" não consta no léxico da língua portuguesa, sendo, por isso, um empréstimo da língua espanhola. 

V. A imagem criada pela comparação do estado de espírito de Ana Rosa ao cansaço de um viajante permite afirmar que ela se sente angustiada pela espera de um amor verdadeiro. Imagem essa, própria do estilo realista. 

Estão corretos os itens da alternativa: 
A
II e IV.
B
III e V.
C
I e II.
D
I e IV.
E
III e IV.