Questão
Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro
2024
Fase Única
Leia-trecho-romance2091aeb9156
Leia o trecho do romance A Falência, de Júlia Lopes de Almeida, a seguir

– O livro?

– Está aqui.

– Já leu?

– Já. Trata-se de um amor um pouco parecido com o nosso.

– Então não leio. Sei que está cheio de injustiças e de mentiras perversas. Os senhores romancistas não perdoam às mulheres; fazem-nas responsáveis por tudo – como se não pagássemos caro a felicidade que fruímos! Nesses livros tenho sempre medo do fim; revolto-me contra os castigos que eles infligem às nossas culpas, e desespero-me por não poder gritar-lhes: hipócritas! hipócritas! Leve o seu livro; não me torne a trazer desses romances. Basta-me o nosso para eu ter medo do fim.

– Não tenha remorsos; o nosso não acabará!

– Remorsos... remorsos de quê? Pensa, Gervásio, que, desde o primeiro ano de casado, o meu marido não me traiu também? Qual é a mulher, por mais estúpida, ou mais indiferente, que não adivinhe, que não sinta o adultério do marido no próprio dia em que ele é cometido? Há sempre um vestígio da outra, que se mostra em um gesto, em um perfume, em uma palavra, em um carinho... 

(ALMEIDA, J. L. A Falência. São Paulo: Via Leitura, 2018. p.31-32.)

Com base nesse trecho e na leitura integral desse romance, assinale a alternativa correta.
A
A caracterização dos conflitos experimentados pela protagonista representa aprofundamento na complexidade da mulher, em comparação com o desejo que move as personagens femininas no Naturalismo.
B
A revolta com os romancistas homens demonstrada pela protagonista deve-se à sua conscientização quanto à inclemência masculina com a trajetória das mulheres pontuada pela hipocrisia e pela ingenuidade.
C
A estupidez e a indiferença das mulheres são traços entendidos pela protagonista como a raiz e a motivação dos adultérios cometidos pelos homens e respaldados pelos romancistas sexistas.
D
As intercalações de comentários críticos do narrador em terceira pessoa com as falas das personagens no diálogo são evidentes nas três últimas frases do trecho.
E
O romance é narrado em primeira pessoa pela protagonista Camila, como atesta o trecho aqui transcrito, que contém diálogo entre ela, uma mulher casada, e seu amante Gervásio.