Questão
Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos - FACISB
2017
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-trecho-romance275b90944a7
Leia o trecho do romance Senhora, de José de Alencar, para responder às questões.

O aspecto da casa revelava, bem como seu interior, a pobreza da habitação.

A mobília da sala consistia em sofá, seis cadeiras e dois consolos de jacarandá, que já não conservavam o menor vestígio de verniz. O papel da parede de branco passara a amarelo e percebia-se que em alguns pontos já havia sofrido hábeis remendos.

O gabinete oferecia a mesma aparência. O papel que fora primitivamente azul tomara a cor de folha seca.

Outra singularidade apresentava essa parte da habitação: era o frisante contraste que faziam com a pobreza carrança dos dois aposentos certos objetos, aí colocados, e de uso do morador.

Assim, no recosto de uma das velhas cadeiras de jacarandá, via-se neste momento uma casaca preta, que pela fazenda superior, mas sobretudo pelo corte elegante e esmero do trabalho, conhecia-se ter o chique da casa do Raunier, que já era naquele tempo o alfaiate da moda.

Ao lado da casaca estava o resto de um traje de baile, que todo ele saíra daquela mesma tesoura em voga; finíssimo chapéu claque do melhor fabricante de Paris; luvas de Jouvin cor de palha; e um par de botinas como o Campas só fazia para os seus fregueses prediletos.

Passando à alcova, na mesquinha banca de escrever, coberta com um pano desbotado e atravancada de rumas de livros, a maior parte romances, apareciam sem ordem tinteiros de bronze dourado sem serventia; porta charutos de vários gostos, cinzeiros de feitios esquisitos e outros objetos de fantasia.

(Senhora, 2000. Adaptado.)

Assinale a alternativa correta sobre a relação entre os romances de José de Alencar e o período histórico em que foram escritos.
A
No contexto da mineração no sudeste brasileiro do século XVIII, particularmente nas Minas Gerais, os romances de José de Alencar retrataram a população que corria ao garimpo e fazia surgir novas cidades, estabelecendo um ponto de vista crítico em relação às condições de trabalho dos trabalhadores mais pobres.
B
A obra romanesca de José de Alencar concentrou-se no retrato dos tipos urbanos, valorizando as figuras da cidade em relação às do campo, o que colaborava para a criação de uma ideia de nação industrial, como a que surgia no Brasil durante o século XIX. 
C
Os romances de José de Alencar têm uma abordagem intimista, retratam os personagens em seu ambiente privado, longe do espaço público, passando ao largo, portanto, da construção de ideais coletivos, o que foi próprio da visão individualista da burguesia que surgia no Brasil na segunda metade do século XIX.
D
Dentro de seu projeto literário, José de Alencar escreveu uma série de romances que retrataram o Brasil em suas dimensões históricas, geográficas e míticas, dando amplitude à ideia de nação, o que colaborava para a consolidação da independência e da unidade do país durante o século XIX.
E
José de Alencar escreveu sobre um Brasil colonial decadente, durante o fim do século XVIII e começo do XIX, no período que antecedeu a independência, expondo as condições de trabalho de uma população pobre, que tinha uma parte do fruto de seu trabalho destinada ao sustento da corte.