Questão
Associação Catarinense das Fundações Educacionais - ACAFE
2025
Fase Única
VER HISTÓRICO DE RESPOSTAS
Leia-trecho-seguir1078bfd63d9

Leia o trecho a seguir, parte do livro “Devoradores de Estrelas”, do autor Andy Weir.

- Disseram que a radiação vai ser mínima - disse ele.

- É. Se isso serve de consolo, são bombas de fusão. - Puxei o casaco mais junto ao corpo. - Existe uma pequena reação de fissão do urânio com umas outras coisas que dispara a reação de fusão muito maior. E a grande explosão é apenas de hidrogênio e hélio. Sem radiação.

- Bem, já é alguma coisa.

O trecho acima fala sobre as reações de fusão e fissão nuclear, comumente associadas às bombas atômicas.

Sobre estas reações nucleares e suas características, assinale a alternativa CORRETA.
A
As bombas atômicas utilizadas pelos Estados Unidos para atacar o Japão no final da segunda guerra mundial tem seu alto poder destrutivo por serem bombas de fusão nuclear. A mesma tecnologia seria utilizada anos depois para a produção da Tsar Bomba.
B
O trecho do livro transcrito acima está incorreto, quando diz que a radiação de uma bomba de fusão é mínima. A bomba de fusão é muito mais destrutiva do que a bomba de fissão, e isso se dá, principalmente, pela quantidade de radiação emitida durante a reação.
C
A fissão de urânio é utilizada em larga escala para produção de energia na Terra. Para tal, o urânio-235 precisa ser enriquecido para urânio-238, mais radioativo graças à sua maior massa atômica, para só então ser utilizado em usinas nucleares.
D
O sol emite energia, principalmente, por meio de reações de fusão nuclear, como por exemplo na reação de dois isótopos do hidrogênio (deutério e trítio) que reagem formando um átomo de hélio, um nêutron e uma quantidade muito grandes de energia, segundo a equação: ²H + ³H → ⁴He + ¹n + energia.