Leia o trecho a seguir:
A polis pode ser definida como uma comunidade política independente. Embora cada polis tenha se desenvolvido à sua maneira, havia duas características comuns a todas elas: a ágora e a acrópole. A ágora ou praça central era o espaço onde se reuniam os cidadãos para discutir a vida política e decidir sobre as ações a serem tomadas (...). Na acrópole eram construídos os templos e os prédios mais nobres, que expressavam o poder e a grandeza da polis.
VAINFAS, Ronaldo, et al. História. Das sociedades sem Estado às monarquias absolutistas. São Paulo: Saraiva, 2010. p. 57-58.
Leia as afirmativas abaixo:
Leia as afirmativas abaixo:
I) Em Esparta, eram realizadas assembleias das quais participava o grupo privilegiado (esparciatas) para eleger os magistrados e designar os membros do conselho de anciãos. Todavia, os éforos (cinco cidadãos eleitos anualmente) possuíam amplos poderes, dentre os quais podemos destacar a administração da cidade e a presidência da assembleia e a fiscalização das atividades dos reis
II) Esparta era uma cidade de caráter oligárquico. Nela, as atividades agrícolas estavam a cargo dos hilotas (servos do Estado). Por sua vez, o comércio e o artesanato ficavam nas mãos dos periecos, homens livres que não possuíam direitos políticos.
III) Esparta se destacou no mundo antigo por seu poder militar. Nessa polis, o treinamento militar começava aos 7 anos de idade, e a educação dos meninos estava voltada para a formação de guerreiros.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.