Questão
Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT
2016
Fase Única
Limitando-qual-novo11434ba3d69
Limitando, qual novo Colosso
O ocidente do imenso Brasil
Eis aqui, sempre em flor, Mato Grosso
Nosso berço glorioso e gentil.

Eis a terra das minas faiscantes
Eldorado como outros não há
Que o valor de imortais bandeirantes
Conquistou ao feroz Paiaguás!

[...]

CORRÊA, Dom Francisco de Aquino; HEINE, Emílio. Hino de Mato Grosso. Disponível em: www.matogrossoeseusmunicipios.com.br Acesso em maio. 2016.

Os trechos do Hino de Mato Grosso reportam à localização do Estado no território brasileiro e seu ao processo de formação socio-espacial, demonstrando a primeira atividade econômica e os fatores históricos que deram causa à essa formação. A localização, a atividade econômica e o fator que ensejou a entrada de homens não índios no Estado de Mato Grosso e reportados no Hino foram:
A
O Estado localiza-se no limite da porção Norte do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi o cultivo de flores e o processo de formação socio-espacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII, à procura de índios para escravizá-los.
B
O Estado localiza-se no limite da porção Leste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi a mineração e o processo de formação socio-espacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII, à procura de índios bandeirantes.
C
O Estado localiza-se no limite da porção Oeste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi a mineração e o processo de formação socioespacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII, à procura de índios para escravizá-los.
D
O Estado localiza-se no limite da porção Leste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi o cultivo de flores e o processo de formação socio-espacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII à procura de índios bandeirantes.
E
O Estado localiza-se no limite da porção Oeste do Brasil. Sua primeira atividade econômica foi o cultivo de flores e o processo de formação socio-espacial deu-se em virtude da entrada de bandeirantes paulistas no século XVIII à procura de índios bandeirantes.