Questão
Centro Universitário do Pará - CESUPA
2015
Fase Única
Logo-inicio-Revoluca107e554732f
Logo no início da Revolução Francesa se dizia que: “o povo assemelhava-se a um homem que caminhava dentro de um lago com água até a boca; à menor depressão do solo, à menor flutuação, perdia o pé, afundava e se afogava”. Às vésperas da Revolução Francesa o grande inimigo do Antigo Regime era a fome.  

(Texto adaptado de Georges Lefebvre. O grande medo de 1789. Rio de Janeiro: Editora Campus, 1989). 

 O trecho acima revela um dos principais problemas que levou o povo francês para a sua maior revolução em 1789. A fome, neste contexto, foi uma das causadoras do processo revolucionário porque o/a 

A
povo não conseguia distinguir no primeiro e no terceiro Estados Franceses (respectivamente na nobreza e no clero) ninguém que pudesse resolver o problema da falta crônica de alimentos pela desigualdade de sua distribuição. 
 
B
situação precária dos camponeses (e dos pobres que moravam nas cidades) foi agravada pela má colheita de 1788 e pelas guerras e crises políticas internacionais que faziam da fome a gota d’água para a revolução popular.  
 
C
povo sempre estava no seu limite de trabalho e seu salário – que não era regulado por leis trabalhistas – era muito baixo, o que não dava para comprar nem o básico para viverem. Daí a origem revolucionária no salário de fome.  
 
D
situação limítrofe de pobreza do povo francês criava a fome, a depressão e a sensação de que se não houvesse uma revolução que derrubasse os senhores feudais todos morreriam na miséria.