Questão
Universidade de Taubaté - UNITAU
2019
1ª Fase
MAPA-FOME-BRASIL136c53b4b75
O MAPA DA FOME NO BRASIL

“Em uma investigação sobre o avanço da fome no país, foram ouvidos especialistas e instituições renomadas, além de terem sido levantados dados que revelam o rosto e as histórias de quem sobrevive com menos de 150 reais por mês. De 2014 para cá, quase dobrou o número de pessoas em condição de miséria extrema, segundo o IBGE. Quatro anos atrás, 7 milhões de brasileiros não tinham o que comer. Hoje, mais de 13 milhões passam fome no Brasil. De acordo com a fundação Getúlio Vargas, a fome tem endereço certo: negros, nordestinos, pessoas da zona rural ou das periferias das grandes cidades, com baixo nível escolar, e afeta principalmente as mulheres”. 

Disponível em: https://www.viomundo.com.br/denuncias/ao-registrar-o-brasil-rumo-ao-mapa-da-fome-equipe-de-tv-vai-a-cidade-simbolo-do-bolsa-familia.html. Acesso em out. 2018.

A partir das informações do texto acima, sobre a fome no Brasil, é CORRETO afirmar:
A
A fome no Brasil, em algumas regiões, é epidêmica, como nos países africanos, pois existe um desencontro geográfico entre a produção de alimentos e a localização das famílias mais necessitadas.
B
A fome no Brasil é considerada endêmica, isto é, a população tem a comida, mas com má distribuição de calorias, e não epidêmica, como acontece com os países africanos, onde há escassez de comida para a população.
C
A fome no Brasil está relacionada exclusivamente à questão da pobreza, e seu combate implica um amplo e sustentável processo de políticas de geração de empregos e renda e de recuperação do poder aquisitivo dos salários.
D
O problema da fome no Brasil, considerada epidêmica nas décadas anteriores, foi superado, pois, atualmente, 22,3% da população brasileira com mais de 18 anos é considerada obesa.
E
As principais causas do aumento do número de pessoas em situação de grave segurança alimentar no Brasil são consequências de conflitos e de fenômenos climáticos em constante alteração.