Questão
Fundação Getúlio Vargas - FGV
2020
Fase Única
Manifesto-Partido2187175dfb1
Discursiva
O Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels, analisa, entre outros fenômenos, o impacto e o sentido das profundas transformações sociais causadas pela Revolução Industrial. O livro foi escrito em dezembro de 1847 e publicado pela primeira vez em Londres, no mês de fevereiro de 1848. Na primeira parte do texto, os autores dizem:

A burguesia submeteu o campo à cidade. Criou grandes centros urbanos; aumentou prodigiosamente a população das cidades em relação à dos campos e, com isso, arrancou uma grande parte da população do embrutecimento da vida rural. Do mesmo modo que subordinou o campo à cidade, os países bárbaros ou semibárbaros aos países civilizados, subordinou os povos camponeses aos povos burgueses, o Oriente ao Ocidente (2005, p. 14).

Tendo ainda por parâmetro a representação pictórica da tela de Almeida Júnior, reproduzida na questão 1A, descreva até que ponto a imagem sugerida pela tela confronta-se tanto com os princípios dialéticos de mudança econômica do capitalismo na modernidade quanto com as ações esperadas de trabalhadores e operários na luta por emancipação e por conquistas sociais.

Em seguida, examine como o sentido da cultura caipira no contexto brasileiro pode ser contraposto à nova dinâmica histórica e internacional proposta pelo filósofo alemão Karl Marx na interpretação da sociedade moderna do século XIX, tal como enuncia no seu Manifesto (1848).