No Manifesto do Partido Comunista, publicado em 1848, os teóricos fundadores do socialismo científico Karl Marx e Friedrich Engels analisam a sociedade capitalista do século XIX, apontando reivindicações e reformas sociais. Sobre o tema, analise os dois textos e responda:
Texto 1
“Manifesto Comunista: as duas palavras permaneceram na história, provocando, alentando, estimulando. É manifesto no sentido próprio: uma declaração pública e solene das razões que justificam certos atos. Esclarecimento. Desvendamento. Da sociedade existente e do cortejo das injustiças, desigualdades e misérias que a caracterizam. Dos véus hipócritas que tentam encobrir um mundo de horrores. E das propostas revolucionárias que precisam ser formuladas com toda clareza, de modo que não haja dúvidas sobre as opiniões e intenções dos revolucionários.”
REIS FILHO, Daniel Aarão. O Manifesto e a revolução de 1848. In: REIS FILHO, Daniel Aarão. O Manifesto Comunista: 150 depois. Rio de Janeiro; São Paulo: Contraponto; Fundação Perseu Abramo, 1998, p. 77.
Texto 2
“Há no Manifesto um programa sintetizado em dez pontos. Alguns deles têm atualidade absoluta, outros têm atualidade regional, outros exigem retificação conceitual e contextualização. [...] O décimo ponto, tem incidência geral, mas é particularmente pertinente para o Brasil: “10. Educação pública e gratuita para todas as crianças. Supressão do trabalho fabril de crianças, tal como praticado hoje. Integração da educação com a produção material, etc.”. É ocioso qualquer comentário que sublinhe o quanto este ponto nos diz respeito.”
PAULA, João Antônio de. A atualidade do programa do Manifesto. In: REIS FILHO, Daniel Aarão. O Manifesto Comunista: 150 depois. Rio de Janeiro; São Paulo: Contraponto; Fundação Perseu Abramo, 1998, p. 148-152.
A) Indique duas características expressas no ideário marxista.
B) O pensamento estabelecido no Manifesto é debatido e criticado. Aponte um argumento que justifique ou não a atualidade do pensamento marxista.